updev-sistemas / Mario-Dos

Remake do Mario Bros (1983)

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Mario-Dos

Remake do Mario Bros (1983)

O objetivo é simples: eliminar todos os inimigos, além de coletar o máximo de moedas possíveis, a fim de obter uma pontuação alta conforme os níveis vão passando. Para eliminá-los, o Mario deve atacar por baixo, cabeceando a plataforma no ponto imediatamente abaixo de onde o inimigo está, dessa forma deixando-o vulnerável, para então acabar com ele de vez dando um pontapé.

No menu, Ao selecionar ‘Novo Jogo’, um novo jogo é criado com as pontuações zeradas. Ao selecionar ‘Continuar’, um jogo pré-salvo é carregado, com todas suas características mantidas. Ao selecionar ‘Carregar Mapa’, uma fase única, de escolha do usuário, é carregada. Ao selecionar ‘Ranking’, é apresentado um ranking dos 5 jogadores com as melhores pontuações. Ao selecionar ‘Ajuda’, é apresentada a configuração das teclas para jogar o jogo. Ao selecionar ‘Sobre’, uma breve descrição do projeto é apresentada. Ao selecionar ‘Sair’, o jogo é encerrado.

Algumas observações sobre o jogo:

Ao salvar o jogo, as informações do jogo atual são salvas em dois arquivos binários, de modo que ao selecionar a opção “Continuar”, as informações são lidas destes arquivos para recriar a situação de quando o jogo foi salvo. (nome dos arquivos: "continuar1.bin" e "continuar2.bin")

A cada fim de gameplay, o nome e a pontuação do jogador são salvos em um arquivo binário caso esta pontuação exceda alguma das outras 5 que já estão nesse arquivo, compondo uma hierarquia. Na opção “Ranking”, este arquivo é lido para desenhar as colocações dos 5 melhores jogadores na tela corretamente. (nome do arquivo: "highscores.bin")

As fases do jogo foram criadas em um formato específico de arquivo texto que são lidos pelo programa para criar o desenho na tela e dar vida ao jogo. Ao fazer o download do projeto completo, é possível criar mais fases e adicionar ao jogo, bastando adicionar o arquivo na pasta de fases. O formato dos arquivos das fases são: 28 linhas e 120 colunas de caracteres representando o mapa, onde ‘p’ é lido como plataforma, ‘c’ como cano, dígitos de 1-9 como o retorno dos canos, ‘m’ o lugar de aparição do Mario e ‘b’ o botão Power. O resto do mapa pode ser preenchido com ‘-‘. Na linha 29, o primeiro número representa o número de tartarugas desta fase, o segundo número representa o número de caranguejos, e o terceiro número o delay entre a aparição dos inimigos. É possível ver exemplos de arquivos de fases que eu montei na pasta de “fases”, no projeto. (nome dos arquivos: "fase1.txt", "fase2.txt" e "fase3.txt")

Outras características do jogo podem ser modificadas de acordo com seu gosto, basta analisar o projeto para saber onde fazer tal modificação no código.

BOM JOGO!! 😊

About

Remake do Mario Bros (1983)


Languages

Language:C 100.0%