Pokémon in Exalted
Este projeto possui uma adaptação de Pokémon para o sistema de RPG Exalted e um protótipo feio, mas funcional em C do sistema de combate.
O programa de computador é em modo texto e uma pessoa pode jogar contra o computador, duas pessoas podem jogar uma contra a outra ou o computador pode jogar sozinho contra si mesmo. Por padrão é um jogo do jogador contra a CPU. Se você passar "2" como argumento, vira um jogo de dois jogadores humanos. E passando dois números como argumento, a CPU joga contra ela mesma usando os Pokémons cujos números foram passados como argumento.
O recuso de deixar a IA jogar contra ela mesma foi usada para gerar a página seguinte que mostra quão bem cada Pokémon se sai lutando contra outros e gerou uma tier list: [https://thiagoharry.github.io/pokemon-exalted/].
Esta página descreve o que foi feito na adaptação.
Um Pokémon tem como atributos "HP", "Ataque", "Ataque Especial", "Defesa" e "Defesa Especial".
Em Exalted os Atributos são "Força", "Destreza", "Vigor", "Carisma", "Manipulação", "Aparência", "Inteligência", "Raciocínio" e "Percepção".
A lógica utilizada para a tradução foi:
-
O HP foi convertido para "Vitalidade", que não é um atributo. A conversão foi feita de modo que se hipoteticamente o Pokémon Shidinja fosse implementado, ele morreria sempre com um golpe e o segundo Pokémon com menos HP, o Diglett, pode sobreviver mesmo sofrendo um golpe que causa ferimento. Na prática isso significa que a cada 10HP, o Pokémon tem +1 de Vitalidade. Mas dano na Vitalidade em Exalted está associada a penalidades nos dados devido à dor. Da melhor forma possível busquei então diferenciar um Pokémon de 33HP de um de 37HP fazendo com que eles tivessem a mesma Vitalidade, mas os diferenciando fazendo com que o de 37HP tivesse um pouco menos de penalidade devido á dor. Desta forma, diferenças pequenas de HP apresentam efeitos perceptíveis.
-
Força foi obtida à partir de Ataque. Vigor veio de Defesa. Inteligência veio de Ataque Especial. E Raciocínio veio de Defesa Especial. Fiz a conversão pegando os valores do Atributo do Pokémon e dividindo por 32. Isso faz com que em quase todos os Atributos, o Pokémon não-lendário com maior valor ficará com nível 5 nele.
-
Para o Carisma peguei o valor de "Base Friendship" e dividi por 28. Isso faz com que o Pokémon com maior Carisma, a Chansey fique com o valor máximo de 5.
-
Para a Manipulação, escolhi o quão difícil é treinar o Pokémon ao nível 100. De acordo com o estilo de ganho de XP dele. Um Pokémon que ganha XP rápido (Fast) tem 1 de Manipulação e o que tem um estilo de crescimento que torna mais difícil ser treinado (Fluctuating) tem 5 de Manipulação.
-
Para a Percepção, escolhi de acordo com a probabilidade de encontrar o Pokémon se você o procurar na grama alta no lugar certo. Quanto mais fácil é achar o Pokémon, menor é a sua Percepção. Basicamente chance de captura de 3% ou menos é Percepção 5, captura de 6% ou menos é Percepção 4, captura de 12% ou menso é Percepção 3, captura de 25% ou menos é Percepção 2, captura de 50% ou menos é Percepção nível 1. Acima disso a Percepção é 0. Pokémons que não podem ser capturados na grama tem Percepção 5. Eu levo em conta apenas jogos da geração na qual o Pokémon apareceu pela primeira vez, não nas gerações posteriores.
-
A Aparência foi obtida à partir da Exp. Base do Pokémon, o quanto ele tende a dar de XP ao ser derrotado. Foi o que pensei que simularia uma primeira impressão.
-
Força de Vontade não é bem um Atributo, mas eu a obtive à partir da taxa de captura do Pokémon, o quão provável é ele escapar de uma Poké-bola. A fórmula é (255-Catch Rate)/25.5. Enquanto tem Força de Vontade, os Pokémons sempre irão usá-la automaticamente em todo ataque para garantir sucesso automático ou aumentar a defesa em 1 ponto.
-
Habilidades: Assumo que todo Pokémon tem o mesmo nível em toda Habilidade (Briga, Esquiva, Furtividade, ...) O valor é igual ao quanto de Effort Values (EVs) o Pokémon concede ao ser derrotado. E varia então entre 1 e 3.
-
O tamanho dos Pokémons foi levado em conta para aplicar as vantagens "Tiny Body" e "Legendary Size".
Todos os Pokémons podem fazer ataques decisivos e não-decisivos (withering attacks). Os não-decisivos aparecem como ataques genéricos a serem escolhidos. Todo Pokémon tem como ataque não-decisivo dois tiopos: os físicos e especiais.
Os ataques físicos seguem exatamente as regras de ataques não-decisivos (withering) de Exalted. São considerados sempre ataques de curta distância (close distance).
Ataques não-decisivos contam também com precisão (accuracy), absorção (soak) e dano (damage). Tais valores foram obtidos caso o Pokémon tenha algo que aumente sua velocidade, ataque ou defesa. Por exemplo, se ele sabe o golpe Agility que dá +2 de Velocidade, eu assumo uma precisão de 2 para ele. Trato de maneira separada o dano e a absorção de ataques físicos e especiais. E tais valores não são cumulativos. Se um Pokémon sabe Agility (+2 velocidade) e Dragon Dance (+1 Velocidade, +1 Ataque), isso dá a ele 2 de Precisão e 1 de Dano.
Os ataques especiais seguem quase as mesmas regras dos ataques não-decisivos de Exalted. Apenas troca-se a Força pela Inteligência e Vigor pelo Raciocínio para computar o dano.
Pokémons que tem golpes como Psyshock e Psystrike tem um terceiro tipo de ataque, que aqui chamei de ataques mentais. Eles trocam a Força pela Inteligência, mas não o Vigor pelo Raciocínio.
Ao escolher um ataque não-decisivo, não é necessário escolher qual tipo de ataque será dado: o Pokémon irá escolher sozinho o que for mais vantajoso.
A maior parte dos movimentos dos Pokémons que causam dano foi convertida para um ataque decisivo padrão. Qual ataque o Pokémon irá usar depende da quantidade de Iniciativa que ele tem. Quanto maior a Iniciativa, ele irá usar golpes mais poderosos. Mas o que realmente causa o dano é a quantidade de Iniciativa acumulada, o nome do ataque usado geralmente é só cosmético.
Entretanto, os ataques decisivos tem sempre um Tipo e um Alcance. O Tipo é um dos tipos de Pokémon (Fogo, Água, Fada, Metal, Dragão, ...) e as forças e fraquezas de cada Pokémon foram implementadas. Se ele é fraco contra água e toma um ataque decisivo de água, sofrerá +1 de dano. Se for duplamente fraco contra água, sofrerá +2 de dano. Resistência é implementada como -1 de dano ou -2 se for resistência dupla.
O Alcance dos ataques decisivos depende apenas se o golpe faz contato com o alvo ou não. No primeiro caso é um alcance de "close distance", no segundo de "short distance".
Pokémons sem ataques não podem dar ataques decisivos. É o caso do Metapod, Kakuna, Abra e Ditto caso ele não se transforme.
Todos os Pokémons também tem a opção de esperar e segurar seu ataque para atacar ao mesmo tempo que o inimigo, desde que tenham mais Iniciativa que ele. Isso segue as regras de segurar o ataque para provocar "Clash Attacks".
Se um Pokémon tem algum ataque de prioridade (Quick Attack, Extreme Speed, Ice Shard, ...), ele sempre ganha 1 dado a mais para rodar sua Iniciativa inicial. Em outras palavras, ele ganha a vantagem "Reflexos Rápidos" (Exalted, pág. 161).
O ataque "U-Turn" foi implementado como uma ação múltipla ("flurry") de dar um ataque decisivo e se afastar ("disengage").
Os golpes "Protect" e "Detect" foram implementados como sendo uma ação de Defesa Total em combate.
Os golpes "Smokescreen" e "Sand Attack" foram implementados como a vantagem "Ink Sacs/Smokescreen" (Lunares, pág. 120). Pokémons que não precisam da visão para se locomover são imunes ao ataque. São todos aqueles que conhecem o golpe "Supersonic" que tratei como a vantagem "Echolocalization" (Lunares, pág 119).
Alguns ataques carregam um turno e atacam no próximo: Solar Beam, Skull Bash e Sky Attack. Tais ataques foram implementados seguindo as regras de mirar (Aim) um ataque. Já Pokémons com o golpe Lock-On e Laser Focus podem usar a ação Mirar (aim) e escolher o ataque que será beneficiado pela mira n o outro turno, ao invés de ter que dar sempre o mesmo ataque decisivo.
Alguns ataques que tornam o Pokémon invulnerável no turno em que está sendo carregado (Dig, Dive) foram implementados como ativar Stealth em um turno e atacar no próximo seguindo as regras de ataques inesperados (-2 de defesa).
Fazer dormir (Sleep Powder, Hypnosis, Sing, Yawn) foram implementados com as regras da magia "Mists of Eventide".
Golpes como Light Screen foram implementados seguindo as regras de "Take Cover".
Golpes como Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes apenas tornam o terreno difícil para o oponente.
Os golpes Bind, Fire Spin, Sand Tomb, Whirlpool e Wrap foram tratados seguindo as regras de "Grapple". Entretanto, mesmo após agarrar o alvo, só é permitido jogar o alvo contra o chão se o Pokémon tiver os golpes Slam, Circle Throw, Dragon Tail, Whirlwind ou Seismic Toss. Se ele tiver um destes golpes sem um de Grapple, o Pokémon os usa dando uma ação de Grapple e executando o arremesso logo em seguida. Pokémons que tenham múltiplos corpos (Magneton, Dugtrio) nunca podem ser alvo de Grapple. Pokémons bípedes, se arremessados, ficam caídos no chão depois do ataque e precisam se levantar. Pokémons com 4 ou 6 patas podem ficar caídos, mas só se forem arremessados por oponentes bem maiores. Os demais Pokémons não sofrem qualquer penalidade nem ficam caídos ao serem jogados no chão.
O golpe Fake Out só pode ser usado no primeiro turno, se o Pokémon tiver mais Iniciativa que o alvo e se for bem-sucedido em teste de Furtividade (Stealth) feito automaticamente antes da partida começar. Ele é um ataque não-decisivo que trata a defesa do alvo como zero. Ou seja, segue as regras de Emboscada (Ambush).
Há golpes de interação social. O golpe Roar é tratado usando regras de Intimidação. Mas só pode ser usado se o oponente tiver mais machucado e com menso Iniciativa. Ou se o oponente tiver sido assustado antes com Noble Roar, Scary Face ou Leer. Tais golpes são tratados como emoções inspiradas por meio de Performance. Estar assustado pode limitar o que o alvo pode fazer nos turnos próximos. Ataques e movimentos não-condizentes com estar assustado ficam desativados dependendo do quão bem-sucedido foi o Pokémon que o usou.
Golpes como Taunt e Swagger, ao invés de inspirar medo, inspiram raiva. O alvo, se afetado, por uns turnos só pode usar ataques.
Golpes Growl, Fake Tears, Play Nice, Tickle e Tail Whip fazem o alvo ficar com pena de machucar você. Entretanto, a duração do efeito é reduzida se você o atacar.
Golpes como Baby Doll Eyes, Captivate, Sweet Kiss e Charm inspiram o alvo a se apaixonar. Não funciona em Pokémons sem gênero. Nos demais, há 50% de chance deles falharem automaticamente pelo seu Pokémon não ser do interesse amoroso do oponente. Alvos apaixonados não podem atacar ou fazer ações hostis por alguns turnos. O efeito termina mais rápido se você atacar o alvo, mas ele não vai desaparecer completamente.
O golpe Lovely Kiss, aqui, ao invés de fazer dormir é tratado como uma tentativa de encerrar a luta e convencer o alvo a se render por meio da sedução. Ele só funciona se antes cocê fizer o alvo se apaixonar.
Veneno é tratado segundo a vantagem "Venomous" (Exalted, pág. 167). Os golpes Poison Powder, Poison Gas e Toxic são implementados seguindo a regra de cuspir o veneno. Golpes que podem envenenar se acertar, se usados como ataques decisivos, irão envenenar desde que haja veneno disponível.
Paralisia de golpes como Thunder Wave e Stun Spore são tratadas assim como veneno, com a diferença de que se o alvo tiver sua Iniciativa quebrada, ao invés de sofrer dano na Vitalidade, apenas não poderão usar ações de movimento (regras de venenos de paralisia, livro dos Lunares). O mesmo vale para a paralisia de ataques decisivos elétricos. Eu uso o mesmo contador de veneno para contar quantas vezes um Pokémon pode paralisar outro.
Já o Glare é implementado segundo as regras do olhar de basilisco (Hundred Devil Night Parade). Basicamente é um Grapple a distância em que o alvo não pode fazer nada enquanto ele dura.
Por fim, paralisia de ataques como Body Slam é tratada com as regras de "Bone-Crunching Bite" para ataques que causam penalidades adicionais (crippling penalties). Exalted, pág. 566.
Por fim, ataques que fazem o alvo pegar fogo, como Will-o-Wisp são tratados também usando o mesmo contador de doses de veneno. Mas eles não envenenam. Ao invés disso, usando as regras do livro dos Dragon-Born, o alvo em chamas toma 1 dado de dano na Vitalidade ao fim de cada rodada. Apagar o fogo é uma ação miscelânea. Para Pokémons de água é só usar ação miscelânea. Os demais apagam se jogando no chão. Pokémons bípedes após apagarem o fogo ficarão caídos no chão, pois assumo que apagaram rolando no chão.
O golpe Transform, do Ditto e Mew, foi implementado seguindo as regras do "Rival Nature Subsumption" do demônio Metody (Hundred Devil Night Parade).
Teleport é tratado como Disengage.