renanbym / solution-architect

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Arquiteto de Solução

Para atender esse objetivo, precisamos conhecer os diversos componentes presentes na empresa, seus motivadores de negócio de médio e longo prazo, seus relacionamentos externos, suas políticas e departamentos, a cultura organizacional, seus colaboradores, seus riscos e forças de mercado, além do mapa de influenciadores e tomadores de decisão que suportam os diversos projetos internos da empresa.

Um arquiteto de solução atua primariamente na construção de soluções baseadas nas necessidades do negócio, fazendo uso dos serviços e recursos tecnológicos já existentes na empresa. Outro objetivo é o de alinhar novas soluções aos princípios arquiteturais já definidos, respeitando os padrões e integrações da empresa.

Têm a responsabilidade de reutilizar funcionalidades e serviços, devem alinhar novas soluções aos princípios arquiteturais já definidos respeitando os padrões e integrações existentes. Devem buscar o balanceamento entre os requisitos funcionais e não funcionais com a priorização e compromissos necessários à empresa em que atuam.

Um arquiteto de solução precisa alcançar o sucesso dos projetos o qual está envolvido e ao mesmo tempo, procurar alinhar as expectativas da unidade de negócio responsável pelo projeto com os princípios arquiteturais e a reutilização das capacidades tecnológicas da empresa.

Habilidades técnicas e não técnicas que devem ser destacadas

O arquiteto de solução é predominantemente focado na modelagem de componentes e na interação destes componentes, como se estivesse formando um grande castelo com peças de lego, ele é capaz de sugerir a solução de um problema por meio de sistemas e subsistemas que consideram os princípios de modelagem de software mais utilizados como isolamento, camadas, separação de conceitos entre outros.

A modelagem por meio de componentes não necessariamente cobre a construção de componentes funcionais, quaisquer dependências subjacentes sobre o modelo operacional lógico e componentes operacionais ou de requisitos não funcionais devem, idealmente, ser também descritos como parte da solução. Esta é uma visão holística de todo o problema levando em conta todas as dimensões com o objetivo de fornecer a estrutura e o entendimento necessário para que a solução seja efetivamente construída.

Ser um arquiteto de solução requer conhecimento e habilidades que são ao mesmo tempo amplas e profundas. Para que possa ser efetivo, o arquiteto de solução precisa ter experiência tanto em hardware como em software, e estar confortável com ambientes de sistemas heterogêneos e complexos. Além disso, seu conhecimento em redes de dados, incluindo internet, serão necessários quando a solução necessitar comunicar com soluções em cloud ou integrar com parceiros.

Resumo

Arquiteto de Software

Segundo as definições obtidas no guia navegação do RUP, processo de desenvolvimento criado pela Ration Software Corporation, o papel de um arquiteto de software é liderar e coordenar as atividades e os artefatos técnicos no decorrer do projeto. O arquiteto de software estabelece a estrutura geral de cada visão de arquitetura: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos. Portanto, comparado aos outros papéis, a visão do arquiteto de software é ampla, e não detalhada.

o arquiteto de software deve ter grande conhecimento geral, possuir maturidade, visão e profunda experiência que permita identificar problemas rapidamente e dar opiniões sensatas e criteriosas na falta de informações completas.

Arquiteto de Soluções

Mapeamento de todos os projetos internos do cliente que afetam a infraestrutura, mapeamento das tendências de crescimento do negócio do cliente e picos de utilização da infraestrutura, geração de indicadores de crescimento do ambiente atrelados ao negócio, revisão do capacity planing operacional, tático e estratégico, Sugerir novas tecnologias de infraestrutura e sistemas, elaboração da documentação de arquitetura de soluções e infraestrutura.

Entre outras atividades temos também a análise de RFPs, RFIs, RFQs, Editais, apresentações e defesas técnicas e comerciais, participação na definição estratégica das oportunidades, elaboração e apresentação portfólio de produtos e serviços, avaliação de inovações tecnológicas.

Métodos

Organizam processos, definem papéis e permitem uma melhor administração dos componentes de TI de uma empresa.

  • ITIL - Information Technology Infrastructure Library
  • COBIT - Control Objectives for Information and related Technology
  • PRINCE - PRojects IN Controlled Environments
  • AGILE - Agile software development

Frameworks

Oferecem uma estrutura de criação/implementação de uma arquitetura corporativa

  • TOGAF - The Open Group Architecture Framework
  • SCRUM - SCRUM

Ecosytem Web

About