r94oliveira / Tarefas-Estrutura-de-Dados

Algumas das atividades desenvolvidas em C durante as disciplinas de Estrutura de Dados I e Estrutura de Dados II do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFPR.

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Tarefas das disciplinas de Estrutura de Dados

Neste repositório estão alguns dos exercícios desenvolvidos em linguagem C nas disciplinas de Estrutura de Dados I e Estrutura de Dados II durante o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFPR.

Atividade Rota de Ônibus

Objetivo: Implementar uma Lista de Rotas de Ônibus utilizando Listas Duplamente Encadeadas.

  • Este programa deverá gerenciar um conjunto de listas de rotas/linhas de uma companhia de ônibus intermunicipal do Estado do Paraná;
  • Todas as rotas iniciam em Curitiba;
  • Cada rota possui um nome que a identifica de forma única, dado pelo destino. Ex: "Campo Largo“;
  • Cada rota possui a lista de todas as cidades por onde o ônibus passa, para ir de Curitiba ao destino;
  • A rota de ônibus, ao retornar, passa pelos mesmos lugares. Portanto, pode ser representada por uma lista duplamente encadeada;
  • O usuário deve poder escolher uma rota e poder navegar por ela, indo de cidade em cidade e voltando para a cidade anterior, usando para tanto as teclas de seta à esquerda e seta à direita ou 1- Ir para próxima cidade; 2 – Voltar para a ciadde anterior;
  • Cada nodo representando uma cidade possui, além do nome, um texto descrevendo alguma característica desta cidade. Ex.: "Lá encontram-se as melhores porcelanas". Este texto é mostrado quando se visita um nodo.
  • Implemente o programa de rotas como uma lista de listas;
  • A lista que contém todas as rotas pode ser uma lista encadeada ou uma lista estática em vetor em vetor;
  • Cada lista que representa uma rota deve ser uma lista duplamente encadeada;
  • Aplicar o conceito de nó descritor na lista duplamente encadeada.
  • Menu de Entrada:
    1. Cadastrar Rota
    2. Excluir Rota
    3. Visitar Rota
    4. Sair 

Atividade Fila do Hospital

Um hospital de cardiologia precisa de um sistema para efetuar o cadastro de pacientes que necessitam de doação de coração. Para cada paciente que é incluído no sistema deve ser informado o nome, telefone e o grau de urgência para transplante. O grau de urgência é definido na seguinte escala:
(5) Muito urgente; (4) Urgente; (3) Médio; (2) Pouco urgente; (1) Sem urgência.

Sempre que o hospital recebe um novo coração o sistema é consultado para obter o próximo paciente que deverá ser operado. O sistema informa o nome e o telefone do paciente. Também a qualquer momento é possível visualizar o tamanho da fila de espera. Observação: os dados não precisam ser persistidos em arquivos, podem ficar armazenados somente na memória. O sistema deve ter o seguinte menu:

1. Cadastrar paciente (Nome, telefone e grau de urgência)
2. Buscar paciente (informar a posição do paciente na fila e o seu grau de urgência)
3. Próximo paciente a ser operado (retorna os dados do paciente e exclui da lista*)
4. Verificar tamanho da fila
5. Sair


Ao excluir da lista o paciente que receberá a próxima doação de coração, seus dados devem ser gravados em um arquivo txt. Este arquivo armazenará os dados de todos os pacientes já transplantados.
Para tanto, uma Fila de Prioridade deve ser implementada. Existem diversas maneiras de se implementar uma fila de prioridade. Em qualquer implementação, o objetivo é acessar eficientemente o item de maior prioridade que se encontra na lista. As abordagens mais comuns são:

  • Lista encadeada sem ordenação. Nesse caso, a inserção é feita no início da lista com custo temporal θ(1) e a remoção pode ocorrer em qualquer nó da lista com custo temporal θ(n). Ou seja, remoção requer uma busca sequencial na lista para encontrar o item com a maior prioridade.
  • Lista encadeada ordenada. Supondo que uma lista encadeada seja mantida ordenada em ordem decrescente de prioridade, inserir um item requer que a posição de inserção seja encontrada para manter a lista ordenada a cada inserção e, portanto, o custo temporal dessa operação é θ(n). A remoção é sempre feita no início da lista com custo temporal θ(1).
  • Lista indexada sem ordenação. Nesse caso, a inserção é feita ao final da lista com custo temporal θ(1) e a remoção pode ocorrer em qualquer posição da lista com custo temporal θ(n).
  • Lista indexada ordenada. Remoção é uma operação com custo temporal θ(1) se a lista estiver em ordem crescente de prioridade, de modo que o elemento removido é sempre o último elemento da lista. Inserção requer que se encontre o local de inserção do item com custo θ(log n), se for usada busca binária. Mas, por outro lado, inserção também requer rearranjo dos elementos da lista, que é uma operação com custo temporal θ(n). Logo a combinação das duas operações tem custo θ(n).
  • Árvore binária de busca balanceada. Nessa abordagem, inserção e remoção têm o mesmo custo temporal θ(log n). Por outro lado, essa é a opção com mais alto custo de implementação.
  • Heap binário (ou apenas heap). Essa abordagem oferece várias vantagens, tais como simplicidade, rapidez e uso de pouco espaço de armazenamento. Além do mais, essa abordagem é muito fácil de implementar.

About

Algumas das atividades desenvolvidas em C durante as disciplinas de Estrutura de Dados I e Estrutura de Dados II do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UFPR.


Languages

Language:C 95.1%Language:CMake 4.9%