kamilyassis / Projeto-ICD

A partir da Cadeira de Introdução a Ciência de Dados (ICD), com o Professor Yuri Malheiros, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nós, Adriel, Jessica e Kamily, faremos uma analise dos dados estatísticos de casos de câncer, relacionados a certas idades, a fim de responder perguntas pré-definidas.

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

A partir da Cadeira de Introdução à Ciência de Dados (ICD), com o Professor Yuri Malheiros, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nós, Adriel, Jessica e Kamily, fizemos uma análise exploratória dos dados de casos de câncer, relacionados a diferentes faixas etárias em diferentes países, corelacionando-as as porcentagens de investimento público em saúde, a fim de responder perguntas pré-definidas.

Conclusões da Análise:

1) Qual a faixa etária com maior número de mortes nesses países?

A partir da análise, percebemos que a faixa etária com maior taxa de mortes entre os países são pessoas com mais de 70 anos.

2) Para cada faixa etária disponível no dataset 2, qual o país com a maior taxa de casos?

Como podemos ver a partir da análise, o Afeganistão tem as maiores taxas para crianças e adolescentes, enquanto Kiribati tem as maiores na faixa de 15 a 69 anos e Brunei para pessoas com mais de 70 anos.

3) Qual o país com taxas de morte mais constantes ao longo dos anos?

Partindo das informações vistas no gráfico, sabemos que o país mais constante é Kiribati. Sendo o país que tem menor variação nas suas taxas ao longo dos anos.

4) Qual o país com maior queda de casos entre 2015 e 2019?

O país com a maior queda de taxas, entre 2015 e 2019, foi a Guinea. Podemos correlacionar essa queda com o crescimento do investimento público em saúde no período analisado.

5) Qual o país teve o maior crescimento, e qual país teve o maior decrescimento, em suas taxas ao passar dos anos?

O país com maior crescimento de casos, de 1990 a 2019, foi Cuba. E o de maior decrescimento foi Afeganistão. Pode-se observar que, embora Cuba tenha um grande investimento em saúde, o país apresenta grande aumento de casos. Desse modo, podemos nos questionar sobre como o investimento em saúde está sendo aplicado no tratamento de câncer, e também sobre que fatores influenciam no aumento dessas taxas, como estilo de vida e predisposições genéticas.

6) No ano com menos casos globais, quais, entre os países pré determinados, tiveram maiores e menores investimentos públicos em saúde?

Concluímos que o ano com menores taxas foi 2002.

Assim, observamos que durante esse período, as taxas aumentaram a cada ano. Isso também pode ser observado em todos os demais intervalos disponíveis.

Além disso, o Afeganistão teve o menor investimento em saúde, enquanto Kiribati teve o maior investimento desse período.

Temos ainda que Kiribati é o país com maior decrescimento nas porcentagens de investimento, passando de 1º lugar a 3º no ranking de países com maiores porcentagens de investimento.

Brunei e Cuba aumentaram suas porcentagens, sendo Brunei o que mais investiu em 2019.

Guinea e República Democrática do Congo aumentaram seus investimentos e em 2019 possuíam porcentagens semelhantes.

O Afeganistão é o país com porcentagens de investimentos mais constantes, e é também o que tem a menor porcentagem de investimento.

About

A partir da Cadeira de Introdução a Ciência de Dados (ICD), com o Professor Yuri Malheiros, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nós, Adriel, Jessica e Kamily, faremos uma analise dos dados estatísticos de casos de câncer, relacionados a certas idades, a fim de responder perguntas pré-definidas.


Languages

Language:Jupyter Notebook 100.0%