caiolaytynher / minicurso-python

Notas de aula para o minicurso de Python.

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Ambientes virtuais

Para garantir que as bibliotecas utilizadas sejam instaladas de maneira isolada, permitindo a fácil remoção de qualquer uma delas e permitindo a garantia de funcionamento do gerenciador de pacotes, o Pip, os códigos serão executados através de um executável local que faz parte de um ambiente virtual. O próprio Python possui uma solução para criar estes ambientes, e à seguir veremos como é feita a sua criação, ativação e utilização.

Criação

O último argumento é o nome do ambiente virtual. Em linhas gerais, o comando está dizendo: Python, execute o módulo (por isso o -m) venv e dê o nome de .venv para o ambiente virtual.

python -m venv .venv

Ativação

Antes de executar os programas, para que as bibliotecas instaladas no ambiente virtual funcionem, é necessário ativa-lo dentro da sessão de terminal.

Windows

Pode não funcionar no Powershell. Utilizar o Prompt de comando ou permitir a execução de scripts nas configurações.

.\.venv\Scripts\activate

Linux/MacOS

source .venv/bin/activate

Atualizando pip

O gerenciador de pacotes do Python se chama Pip. Ele é o responsável por instalar as bibliotecas. Quando se utiliza o Pip dentro de um ambiente virtual, ele instala as bibliotecas dentro do ambiente de forma isolada.

pip install --upgrade pip

Instalação de bibliotecas

Dentro dos arquivos de ajuda, existe um que se chama requirements.txt, que é um arquivo de texto contém o nome de todas as bibliotecas que serão instaladas. Nada impede que a instalação seja feita manualmente, é apenas boa prática manter um arquivo dizendo exatamente o que você instalou. Isso também facilita o processo de atualização.

pip install -r requirements.txt

Se você precisar atualizar as bibliotecas

pip install -r requirements.txt --upgrade

About

Notas de aula para o minicurso de Python.

License:MIT License


Languages

Language:Jupyter Notebook 100.0%