boniattirodrigo / traducao-do-README-do-SASS

:page_facing_up: Tradução do README do SASS

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Sass Gem Version Inline docs

**Sass deixa o CSS divertido novamente **. Sass é uma extensão para CSS3, que adiciona regras segmentares, variáveis, mixins, seletores com herança e mais. Ele traduz para um CSS padrão e bem formatado, usando a linha comando ou web-frameworks.

Sass tem duas sintaxes. A principal sintaxe (a partir do Sass 3) é conhecida como "SCSS" ("Sassy CSS"), e é um super conjuto de sintaxes de CSS3's. Isto significa que toda validação de estilo de CSS3 é válida no SCSS também. Os arquivos de SCSS usam a extensão .scss.

A segunda, é uma sintaxe mais antiga e conhecida como independete (popularmente chamada de "Sass"). Inspirada por Haml's Terseness, é recomendada para pessoas que preferem uma similaridade e consição como o CSS. Em vez de conchetes e pontos e vírgulas, ela usa a identação de linhas para definir os blocos. Embora não se tenha mais uma linguagem semelhante, a sintaxe identada ainda será suportada. Arquivos que usam este tipo sintaxe tem extensão .sass.

Usando

Sass pode ser usado a partir da linha de comando ou como parte de um web-framework. O primeiro passo é instalar-lo com gem:

gem install sass

Depois você converte algum CSS para Sass, você pode executar

sass style.scss

Compilá-lo de volta para CSS. Para mais informações sobre os comandos, confira

sass --help

Para instalar o Sass no Rails 2, adicione config.gem "sass" no config/environment.rb. No Rails 3, adicione gem "sass" no seu Gemfile. .sass ou .scss arquivos devem ser colocados no public/stylesheets/sass, onde eles serão automaticamente compilados para correspondentes arquivos CSS em public/stylesheets quando necessário (o diretório de template do Sass é customizável... veja A referência do Sass para detalhes).

require 'sass/plugin/rack'
use Sass::Plugin::Rack

Para config.ru. Então quaisquer arquivos Sass no public/stylesheets/sass serão compilados em arquivos CSS no public/stylesheets a cada pedido.

Para usar Sass programaticamente, confira a documentação YARD.

Formatando

Sass é uma extensão de CSS que adiciona elegância e potência para a linguagem básica. Ele permite que você use variáveis, regras segmentares, mixins, importações em linha, e mais, todos com uma sintaxe totalmente compátivel com CSS. Sass ajuda manter longas stylesheets bem organizadas, e pequenas stylesheets rodando rapidamente, particularmente com a ajuda da livrária de estilo Compass.

Sass tem duas sintaxes. A primeira aqui apresentada, conhecida como "SCSS" ("Sassy CSS"), é completamente compatível com CSS. A outra (mais velha) sintaxe, conhecida como a sintaxe indentada ou apenas "Sass", é sensível ao espaço em branco e baseado em indentação. Para mais informações, veja a documentação de referência.

Começe a seguir exemplos e veja o CSS que eles produzem, coloque ele em um arquivo chamado test.scss e rode sass test.scss.

Segmentos

Sass evita repetição de seletores um dentro do outro. A mesma coisa funciona para as propiedades.

table.hl {
  margin: 2em 0;
  td.ln { text-align: right; }
}

li {
  font: {
    family: serif;
    weight: bold;
    size: 1.2em;
  }
}

Variáveis

Usa a mesma cor em todos os lugares? Precisa fazer cálculos com height e width e text size? Sass suporta variáveis, faz cálculos e muitas outras funções.

$blue: #3bbfce;
$margin: 16px;

.content_navigation {
  border-color: $blue;
  color: darken($blue, 10%);
}

.border {
  padding: $margin / 2;
  margin: $margin / 2;
  border-color: $blue;
}

Mixins

Ainda mais poderoso que as variáveis, com mixins você reutilizará pedaços inteiros de CSS, propriedades ou seletores. Você pode até mesmo dar-lhes argumentos.

@mixin table-scaffolding {
  th {
    text-align: center;
    font-weight: bold;
  }
  td, th { padding: 2px; }
}

@mixin left($dist) {
  float: left;
  margin-left: $dist;
}

#data {
  @include left(10px);
  @include table-scaffolding;
}

Uma grande lista de característica está disponível na referência de Sass.

Executáveis

O Sass gem inclui vários executáveis que são utéis para lidar com Sass pela linha de comando.

sass

A execução de sass transforma um código Sass em um arquivo CSS. Veja sass --help para mais informações e opções.

sass-convert

A execução de sass-convert converte entre CSS, Sass, e SCSS. Quando convertido de CSS para Sass ou SCSS, as regras segmentares são aplicados onde apropriado. Veja sass-convert --help para mais informações e opções.

Rodando localmente

Para rodar um comandando Sass em um código confira o rubygems:

$ cd <SASS_CHECKOUT_DIRECTORY>
$ bundle
$ bundle exec sass ...
$ bundle exec scss ...
$ bundle exec sass-convert ...

Autores

Sass é idealizado por Hampton Catlin (@hcatlin). Entretando, agora Hampton não está por dentro do código, porém ocasualmente consulta questões sobre a linguagem. Hampton mora em São Francisco, na Califórnia e trabalha como Vice-Presidente de tecnologia no Moovweb.

Natalie Weizenbaum é o primeira desenvolvedora e arquiteta de Sass. Seu trabalho tem mantido o projeto vivo indeterminavelmente respondendo posts em fóruns, concertando bugs, refactorando, encontrando melhorias, escrevendo documentações, implementando novas característica, e recebendo café de Hampton (uma tarefa adequada para uma menina gênia). Natalie mora em Seattle, Washington e trabalha na Dart biblioteca de aplicativos da Google.

Chris Eppstein é o contribuidor principal do Sass e é o criador do Compass, o primeiro framework baseado em SASS. Chris foca em deixar o Sass mais poderoso, fácil de usar e de maneiras rápidas, que sejam aprovadas através da comunidade de desenvolvimento web. Chris mora em São José, na Califórnia com sua esposa e filha. Ele é um engenheiro no LinkedIn.com, onde uma de suas responsabilidades é de manter Sass & Compass.

Se você usa este software, você deve elogiar Hampton. E pagar alguns doces para Natalie. Talvez um gatinho!

Além disso, a implementação é lincencia sob a licença MIT. Ok, certo, eu acho que os elogios não são necessários.

Este README foi traduzido por Rodrigo Boniatti, contribua também para deixar essa tradução melhor.

About

:page_facing_up: Tradução do README do SASS