andremarcoss / mbaron2013s1

Desenvolvimento de Aplicativo Android para Controle de Dispositivos Eletroeletrônicos Baseados em Arduino

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

mbaron2013s1

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um sistema de controle projetado para atender, de forma prática, um crescente mercado de consumo voltado a tendência do uso de dispositivos móveis, por causa da sua praticidade e facilidade de uso. Como atividade prática será desenvolvido um aplicativo móvel baseado na plataforma Android. Com essa aplicação pode-se acessar de modo simples o Arduino, que através do Android será possível controlar dispositivos eletroeletrônicos como portões, luzes e a temperatura ambiente e fazer a interação do usuário com a sua residência.

Para a atividade prática será criado um protótipo mecânico representando a residência com sua entrada e instalações elétricas e desenvolvido um aplicativo de ativação por smartphones. • Criação de um aplicativo Android para uso do celular ou smartphone, e uso de um emulador para os testes. • Criação de scripts em PHP para a conexão do Arduino com o servidor Web é comunicação do servidor com o dispositivo Android. • Criação dos layouts em XML para Android. • Criação de um servidor de banco de dados e um servidor PHP para ser usado como uma ponte entre a aplicação Android e o protótipo. • Para criação do firmware do micro controlador será utilizado o ambiente de desenvolvimento para Arduino (Arduino 1.0.3).

MANUAL DE OPERAÇÃO E IMPLANTAÇÃO


Para a implantação deste sistema será necessário o uso de quatro componentes principais são eles; • Um desktop que será usado como servidor web é de dados; • Um celular ou smartphones com sistema Android; • Uma placa Arduino Uno ou similar. • Uma placa de relês para controlar os dispositivos externos.

O aparelho deve suportar o sistema Android, e a instalação do aplicativo será feita via Bluetooth usando o servidor para esta tarefa.

Servidor Web Para a o servidor será usado o Xampp, pois ele é um pacote para ser usado como servidor Web contendo o Apache, Mysql é o PHP. Para a configuração do PHP no Windows XP será necessária a alteração do arquivo php.ini-dist :

Copie o arquivo php.ini-dist, que se encontra na pasta c:\php, para a pasta do Windows (geralmente c:\Windows). Troque seu nome por php.ini e em seguida abra-o. Localize o seguinte texto dentro deste arquivo: "extension_dir" e altere o valor desta entrada para o nome da pasta com os arquivos das extensões do PHP, que no nosso caso é "c:\php\extensions". Salve e feche este arquivo, copie também o arquivo php4ts.dll, que se encontra na pasta c:\php, para a pasta c:\Windows\System, no caso de Windows95/98/ME/XP, ou para a pasta c:\WINNT\System32, no caso de Windows NT/2000. Arduino Uno Para o uso do Arduino não tem muita coisa a fazer a única coisa a ser feita é a instalação dos drivers corretos que vem juntos como o compilador. O compilador pode ser baixado pelo link que está em referências úteis. Para a instalação plugue o Arduino na porta USB, ele ira pedir para instalar os drivers corretos. Assim que abrir a janela para localizar os arquivos a direcione-a para o endereço em que está a pasta dos drivers para continuar a instalação. Após a instalação dos drivers, o Arduino estará pronto para o uso, lembrando que quando o Arduino estiver sendo usado com o cabo USB ele não deve ser alimentado por uma fonte externa.

Sensores Para este trabalho foi utilizado um sensor de temperatura, mais para outras atividades pode se usar outros tipos de sensores com de nível, ultra-som, chaves entre outros. O sensor utilizado neste projeto foi o LM35 que é um sensor de temperatura analógico, o LM35 é um sensor de precisão, fabricado pela National Semiconductor, que apresenta uma saída de tensão linear proporcional à temperatura que se encontra ao seu redor, no nosso caso esta tensão varia de 0V a 5V, o sensor é alimentado com 5V.

A ligação do sensor no Arduino é mostrada na figura 16, a alimentação é feita também pelo Arduino. Onde o fio vermelho é a alimentação de 5V, o fio verde é o terra e o fio amarelo é onde a tensão varia de 0V a 5V, sendo ligada na entrada analógica do Arduino.

Esta placa é responsável por ligar e desligar os dispositivos que nela estão ligadas, para produzir a placa é necessário certo conhecimento de eletrônica ou conhecer alguém que possa fazê-la. Como ela funciona? Quando os valores dos pinos do Arduino estiverem em 0 à placa de relê ficará desligada, assim que o estado da porta for alterado para 1, o relê correspondente a porta que foi alterada irá fechar seus contatos ligando a carga que estiver ligada no terminal.

Dependendo do layout da placa de relê a ligação muda nos pontos de placa, mais a ligação no Arduino continua a mesma. Após esta etapa é só ligar as cargas nos relê para poder utilizar.

About

Desenvolvimento de Aplicativo Android para Controle de Dispositivos Eletroeletrônicos Baseados em Arduino


Languages

Language:Java 77.4%Language:Arduino 15.4%Language:PHP 7.2%