HenriqueCCdA / BC_DS_Projeto2

📈

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

Estudo da Cobertura Vacinal (Data Science Aplicada 2: Projeto 2)


1) Introdução

Neste notebook será estudo a Cobertura Vacinal desde de 1995 a 2018 da vacina BCG no Brasil. A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar [1]. Os dados foram retirados do DATASUS-Tabnet [2] por região.

A métrica utilizada para avaliar a vacinação no Brasil é a Cobertura Vacinal. A fórmula de Cálculo da Cobertura é o número de doses aplicadas da dose indicada (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme a vacina) dividida pela população alvo, multiplicado por 100 [3]. A Cobertura Vacinal tenta ser um indicativo da porcentacem para população alvo vacina.

Os dados de 2019 e 2020 ainda não foram consolidas na base de dados, por isso não estão presentes na análise.

1.1) Motivação

O Brasil sempre foi conhecio pela sua excelente cobertura de vacinas possibilita pelo maior sistema de saúde público do mundo. Porém nos ultimos anos e comum ver notícias na impressa que o índices de vacinação no Brasil vem caindo nos últimos anos. Neste trabalho tentaremos ver algum indícios disso nos dados do DATASUS.

1.2) Objetivos

  • Verificar se realmente a indícios da queda da Cobertura Vacinal nos últimos anos
  • Verificar a distribuição de vacinação por região

1.3) Metodologia

Analisar os dados de Cobertura Vacinal na regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste no período de 1995 a 2018.


2) Analise


GrafLinha

A figura acima mostra a Cobertura Vacinal por região no periodo de 1995 a 2018. A primeira coisa que chama atenção é que muitos valores estão acima de 100% (curva tracejada preta horizontal) o que indica que os valores de Cobertura Vacinal devem estar superestimados. Isto provavelemente é uma limitação da metodologia utilizada. Uma fonte da incuracia pode ser as estimativa da população alvo utitilizada para o cálculo Cobertura Vacinal. Porém o ponto mais importante é a queda da Cobertura Vacional a partir de 2016 (curva tracejada vermelha vertical). A queda aconteceu em todas as regiões, isso indica que é uma problema do sistema de saúde de uma forma geral.

GrafBar

O gráfico mostra a Cobertura Vacional por região nos anos de 2000, 2010, 2015 e 2018. Aqui vemos melhor ainda como os resultados de 2018 estão bem abaixo dos anos anteriores.


3) Conclusões


A distribuição entre os estado da Cobertura Vacinal de BCG é bem uniforme não parecendo haver diferença sistemática entre os estados.

A partir de 2016 o porcentatual de vacinação aparenta cair em todas as regiões. Isso pode indicar que um fenômeno generalizado do sistema de saúde brasileiro. O que corrobora a informações apresentado na imprenssa sobre a queda da Cobertura Vacinal nos últimos anos.

Nesse estudo só foi analisada a cobertura da vacina BCG em estudos futuros pode-se verificar os outros imunizantes.


4) Referências


[1] http://blog.saude.mg.gov.br/2019/07/02/bcg-tire-suas-duvidas-sobre-essa-vacina/

[2] DATA_SUS - Tabnet http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?pni/cnv/cpniuf.def

[3] http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/pni/Imun_cobertura_desde_1994.pdf


Estrututa do Repositório


Os dados estão dividos em duas pastas:

  • Dados tratados - Os dados aqui são os dados brutos tratados e prontos para usar no notebook de análise.

Os notebooks foram dividos em dois tipo: os exploratorios e de explanatorios.

No notebook explanatório é onde a análise é feita. O notebook é:

Os notebooks explaratorios tem tem como o objetivo ser um primeiro contanto e a seleção dos dados que serão utilizados. Os notebooks exploratorios são:

  • exploracao_BCG.ipynb - Neste notebook é feito um primeiro contato com os dados da Cobertura Vacinal do DataSUS

About

📈

License:MIT License


Languages

Language:Jupyter Notebook 99.4%Language:Python 0.6%Language:Batchfile 0.0%