- Sobre o projeto
- About the project
- Linguagens e tecnologias usadas
- Passo a passo da construção do Dashboard
- Conclusões
- Créditos
- Contato
Esse repositório contém uma solução para um desafio de construção de dashboard usando o Power BI e é organizado de maneira detalhada e acessível. Quem tiver familiaridade com as ferramentas do Microsoft Office, vai sentir muita facilidade, pois Power BI tem muitas similaridades. Esse é um projeto de portfólio, que também tem como objetivo colocar em prática, bem como documentar, alguns dos meus conhecimentos com a ferramenta.
Desafio: Construir um dashboard capaz de representar o banco de dados de vendas.
Estão disponibilizados neste repositório os seguintes arquivos: a base de dados, que contém informações de, aproximadamente, 200.000 vendas, o arquivo do Power BI com o Dashboard e a pasta com as imagens usadas no README.
This repository contains a solution to a dashboard building challenge using Power BI and is organized in a detailed and accessible manner. Anyone who is familiar with Microsoft Office tools will find it very easy, as Power BI has many similarities.
Challenge: Build a dashboard capable of representing the sales database.
The following files are available in this repository: the database, which contains information on approximately 200,000 sales, the Power BI file with the Dashboard and the folder with the images used in the README.
- Passo 1: Importar a base de dados
No nosso caso, a base de dados está em formato de excel, então, basta clicar no ícone "Pasta de trabalho do Excel", localizado no menu da "Página Inicial", e encontrar o arquivo de interesse para importar.
- Passo 2: Visualizar a base de dados
Após clicar para importar, teremos a janela de pré-visualização dos dados em que temos de selecionar a caixa com o nome da planilha do Excel. Ao clicar em "Transformar Dados", uma nova janela será aberta. Esta nova janela é o ambiente do Power Query, que é o editor de consultas do Power BI.
- Passo 3: Tratamento de dados com o Power Query
Nesse ambiente nós vamos fazer os tratamentos necessários na base de dados para que ela fique correta para utilizarmos no Power BI. Podemos começar alterando o nome da planilha, para algo mais intuitivo, como "Base de vendas", localizado na lateral esquerda, no ambiente "Config Consulta". Não é algo obrigatório, mas é uma boa prática.
3.1 Remover colunas desnecessárias
Muitas vezes o Power BI acaba importando colunas em branco, por isso é bom clicar na opção "Transformar Dados", pode haver esses ou outros problemas. Como não há nenhuma informação na coluna, o melhor a se fazer é deletar essa coluna para não atrapalhar as nossas análises.
Para deletar uma coluna você pode selecioná-la e pressionar a tecla Delete, ou pode selecioná-la e ir até a opção "Remover Colunas", localizado no menu da "Página Inicial".
3.2 Remover Linhas em branco
Também é comum que a base de dados tenha linhas em branco, para excluí-las, selecionamos a opção "Remover Linhas" > "Remover Linhas em Branco", na guia "Página Inicial".
3.3 Alteração na representação do nome do cliente
As informações de nome estão no formato "Sobrenome, Nome". No entanto é interessante deixar essas informações no padrão "Nome Sobrenome".
Para fazer essa alteração de forma rápida e eficiente nós vamos selecionar a coluna "Nome Cliente" e utilizar a ferramenta "Coluna de Exemplos" > "da Seleção", localizada na guia "Adicionar Coluna".
Ao escrever alguns exemplos, o programa entende o padrão e preencha as outras informações. Feito isso, basta clicar em Ok para que o Power Query crie uma coluna com essas informações. Com isso, pode-se renomear a coluna que foi adicionada e excluir a anterior, pois as duas tem as mesmas informações.
3.4 Alteração na representação da localidade
A coluna de Localidade possui tanto o país quando o continente em uma mesma coluna, mas é interessante que sejam separadas, para uma melhor análise.
Para fazer essa separação vamos selecionar a coluna e usar a ferramenta "Dividir Coluna" > "Por Delimitador", localizada na guia "Transformar". Na aba que abrir, indicamos que o delimitador é o traço com espaços antes e depois, ou seja, " - ". Após isso, aparecerão duas colunas que podem ser renomeadas para "País" e "Continente".
3.5 Faturamento
Podemos calcular a coluna de "Faturamento", que vai ser a multiplicação da coluna "Preço Unitário" com a coluna "Quantidade Vendida". Para fazer isso, vamos selecionar as uma das colunas e selecionar a opção "Padrão" > "Multiplicar", na guia "Adicionar Coluna". Na aba que abrir, selecione a coluna que deve multiplicar e depois renomeie a coluna.
3.6 Fechar e Aplicar
Agora que finalizamos podemos clicar em "Fechar e Aplicar", na guia "Página Inicial", para voltar ao ambiente do Power BI com a base de dados tratada.
- Passo 4: Criando o Dashboard
Voltando para o Power BI, pois agora podemos trabalhar no ambiente "Relatório", onde criamos os gráficos e o Dashboard baseados nos dados importados.
Começamos observando os dados e identificamos quais informações são importantes para por no Dashboard, como por exemplo, o valores totais de Faturamento, de custo e lucro, a quantidade de itens vendidos, e o faturamento por ano, mês, marca, produto e continente. Com essas informações, podemos construir o Dashboard abaixo.
- Passo 5: Criando a tela de fundo do Dashboard
Usamos o Canva para fazer a construção da imagem de fundo representada abaixo, mas poderia ter usado o Microsoft PowerPoint.
O Dashboard construído ficou da seguinte maneira:
Podemos fazer seleções para representar aquilo que estamos interessados. Por exemplo, se selecionarmos o ano de 2018, a marca "Contoso" e o produto "Telephoto Conversion Lens X400", vemos a imagem abaixo.
O desafio, bem como muitos detalhes de sua resolução, se devem ao Alon Pinheiro, do canal do Youtube Hashtag Programação.
Criado por Adriano Jr. G. Gonçalves - Sinta-se à vontade para contribuições, críticas, dúvidas e/ou sugestões.