Caro colega,
Bem-vindo à GripApp, a nova aplicação para a vigilância da gripe em Unidades de Cuidados Intensivos. Esta aplicação pretende simplificar e “tornar mais amigável” o preenchimento dos dados dos doentes com gripe, internados em Unidades de Cuidados Intensivos. Permitirá ainda contribuir para a vigilância europeia da gripe, uma vez que os dados serão enviados para o ECDC/TESSy.
Para iniciar o registo dos casos de gripe, siga as seguintes instruções:
- Clique no separador
“Formulário”
e preencha os campos apresentados. Todos os campos de preenchimento obrigatório estão identificados com uma estrela a vermelho; - Quando terminar, clique em
“Carregar”
, no final da página, e a informação ficará guardada, temporariamente, no separador“Registos”
; - Repita este passo tantas vezes quantos os casos de gripe que vai reportar;
- Aceda ao separador
“Registos”
. Nele encontrará todos os casos de gripe que introduziu no separador“Formulário”
; - Clique em
“Guardar ficheiro”
para criar um documento com essa informação, que deverá guardar no seu computador. Se fechar a página sem completar este passo, irá perder a informação registada até ao momento; - Envie o ficheiro, como anexo, para cesp@dgs.min-saude.pt (ou então poderá fazer reply ao email enviado, semanalmente, à 2ª feira).
Uma vez o ficheiro criado, não deverá ser feita nenhuma alteração/atualização diretamente no ficheiro. Se pretender alterar/atualizar os registos:
- Se guardou previamente o ficheiro, selecione a opção
“Abrir ficheiro”
no separador“Registos”
; - Procure o ficheiro no computador, seleccione-o e clique no botão
"Abrir"
- Selecione o registo que pretende alterar/atualizar, clicando no "quadradinho" à esquerda;
- Clique em
“Editar registo selecionado”
e surgirá uma janela pop-up com os dados registados previamente, que lhe permite alterar os campos; - Feita a alteração/atualização, clique em
“Guardar”
, no final do pop-up, e a informação ficará novamente guardada, temporariamente, no separador“Registos”
; - Clique em
“Guardar ficheiro”
para criar um novo documento com essa nova informação, que deverá guardar uma vez mais no seu computador. Se fechar a página sem completar este passo, irá perder a informação que alterou/atualizou; - Envie o ficheiro que alterou/atualizou, como anexo, para cesp@dgs.min-saude.pt (ou então poderá fazer reply ao email enviado, semanalmente, à 2ª feira).
Se tiver qualquer problema com a utilização da GripApp, avise-nos por email (cesp@dgs.min-saude.pt; ifalcao@dgs.min-saude.pt) ou por telefone (914600381).