RicardoMourao-py / CliqueMax

Análise de Redes Sociais: encontrando a clique máxima em um grafo.

Geek Repo:Geek Repo

Github PK Tool:Github PK Tool

CliqueMax

Análise de Redes Sociais: encontrando a clique máxima em um grafo.

WorkDIR

  • Arquivo results.ipynb: Todos o report, resultados obtidos, análises e conclusões se encontram nesse arquivo.
  • Pasta src: Possui todas implementações realizadas tanto no colab quanto no Cluster com as configurações do slurm (veja o arquivo clique_exaustivo_mpi.slurm para mais detalhes.
  • Pasta amostra_grafos: Possui amostra de tamanhos do grafo variando de 20 até 120, para facilitar a análise e plote dos gráficos.
  • Pasta compilacoes: Todas compilações das implementações de acordo com amostra de grafos.
  • Pasta out_mpi: Outputs gerados nas compilações da implementação de MPI.
  • Pasta utils: Arquivos que facilitam a geração do grafo e verificação da clique máxima do grafo.

Introdução do Problema

Exemplo Clique

A análise de redes sociais (ARS) é uma abordagem oriunda de áreas tais como Sociologia, Psicologia Social e Antropologia. Tal abordagem estuda as ligações relacionais (relational tie) entre atores sociais. Os atores na ARS podem ser tanto pessoas e empresas, analisadas como unidades individuais, quanto unidades sociais coletivas como, por exemplo, departamentos dentro de uma organização, agências de serviço público em uma cidade, estados-nações de um continente, dentre outras. A ARS difere fundamentalmente de outros estudos pelo fato de que sua ênfase não é nos atributos (características) dos atores, mas nas ligações entre eles.

A idéia de uma clique em um grafo é relativamente simples. No nível mais geral, uma clique é um subconjunto de uma rede no qual os atores são mais próximos entre si do que com outros membros da rede. Em termo de laços de amizade, por exemplo, não é incomum encontrar grupos humanos que formam cliques baseando-se em idade, gênero, raça, etnia, religião, ideologia, e muitas coisas coisas. Uma clique é, portanto, um conjunto de vértices em um grafo em que cada par de vértices está diretamente conectado por uma aresta.

Encontrar a clique máxima em um grafo é uma tarefa computacionalmente desafiadora devido à natureza combinatória do problema. A dificuldade computacional surge da necessidade de explorar todas as combinações possíveis de vértices para identificar a maior clique, o que se torna exponencial em relação ao número de vértices. Isso resulta em uma complexidade computacional alta, mesmo para grafos moderadamente grandes.

A importância de estudar cliques está notavelmente presente na análise de redes sociais, onde as cliques representam grupos coesos de indivíduos que compartilham interesses, amizades ou conexões em comum. A identificação de cliques ajuda a entender a estrutura de uma rede social, identificar influenciadores e grupos de afinidade, além de auxiliar na detecção de comunidades e na análise de dinâmicas sociais.

As cliques são importantes, pois além de desenvolver em seus membros comportamentos homogêneos, elas têm, por definição, grande proximidade, aumentando a velocidade das trocas. Assim, informações dirigidas a uma clique são rapidamente absorvidas pelos seus membros, que tendem a percebê-las de forma semelhante. Isso é importante, por exemplo, em estratégias de segmentação.

Portanto, a resolução eficiente do problema da clique máxima tem aplicações valiosas em áreas que vão desde a ciência da computação até a análise de dados em redes sociais.

About

Análise de Redes Sociais: encontrando a clique máxima em um grafo.


Languages

Language:Jupyter Notebook 93.4%Language:C++ 5.9%Language:Python 0.7%Language:Shell 0.1%